Downloads para o curso de Laboratório de Física II, FCI0181, 2016-2

Apostila do curso
Calendário e Regras
novo: Resultados com correções: Provas e nota total



Informações sobre o curso

Semestre:2016-2
Turmas: 2016210, 2016205, 2016206
Responsável: Prof. Philippe W. Courteille, philippe.courteille@ifsc.usp.br
Técnico: Amauri Gentil, amaurirocha@ifsc.usp.br
Horários: Segunda e Quarta-feira de 13h30 à 17h10,
Local: Campus II, Lab.Fis/C2
Data das provas: Prova 1: 28.9.2016, Prova 2: 30.11.2016, Prova substitutiva: 7.12.2016 todas às 19h00 no Bloco D da EESC
Feriados: 5.-9.9.2016 (semana da pátria), 29.8.-3.9.2016 (semana do aeronáutica), 19.9.-23.10.2016 (semana do aeronáutica)
Material para a realização da aula:O aluno deve trazer para a aula calculadora, régua, lápis, borracha, caneta e folhas de papel tipo almaço. Os demais itens necessários para a realização da prática serão fornecidos no laboratório. Cada equipe é responsável pelo material de sua bancada e ao término da experiência deve deixar tudo como estava no início, pois os mesmos equipamentos serão utilizados por outras turmas.
Critérios de avaliação/aprovação: Provinha:   A leitura prévia da apostila da prática é essencial para o aproveitamento. Por este motivo, no início de cada aula será aplicada uma provinha individual (duas questões, tipicamente 10 minutos de duração) para testar se o aluno está familiarizado com o assunto da prática.
Nota:   Quem tirar nota zero ou não fizer a provinha e participar da prática fazendo o relatório, terá uma redução da metade da nota obtida pelo seu grupo.
Ponderação:   A nota da prática resulta da ponderação: 20% da nota da provinha e 80% da nota do relatório.
Pontualidade:   Recomenda-se fortemente observar a pontualidade: a provinha tem duração fixa, iniciando no começo da aula. Não será outorgado tempo adicional para quem chegou com atraso.
Relatório:   Cada grupo redigirá um relatório (ver orientações embaixo) a ser entregue no final da prática. A nota recebida será comum ao grupo de autores e representa 80% da nota individual nessa prática.
Práticas e frequência:   Deverão ser feitas, no mínimo, 5 práticas para se obter frequência suficiente para aprovação. Se o aluno fizer as 6 práticas, serão utilizadas as 5 melhores notas para o cálculo da média das práticas. A média aritmética das cinco melhores práticas deverá ser ≥ 5,0. Serão realizadas 2 provas, uma para cada metade do curso. A média aritmética obtida nestas 2 provas deverá ser ≥ 5,0. O aluno que não fizer uma das provas, ou que não alcançar esta média, poderá fazer a prova substitutiva que compreenderá toda a matéria do semestre. A prova substitutiva irá substituir uma das provas, independente da nota ser menor ou maior. Aprovação e nota final:   Para aprovar na disciplina, o aluno deverá alcançar média ≥ 5.0 tanto na nota das práticas de laboratório quanto nas provas. Sua nota final será calculada como 40% para a média das práticas e 60% para a média das provas teóricas.
Reprovação e nota final:   Se qualquer uma das médias (provas ou práticas) for < 5,0, a nota final será simplesmente essa média sem levar em conta a outra, e o aluno será reprovado.
Relatório:O relatório deve incluir as seguintes seções:
Cabeçalho:   Nome(s) do(s) aluno(s), data, título da prática.
Objetivo(s):   Brevíssima exposição do objetivo específico do experimento e da metodologia adotada (o que será medido e através de qual método).
Método Experimental:   Esta seção não é uma simples lista de instrumentos. Deve-se explicar o procedimento experimental realmente seguido: descrição da montagem experimental, do processo de medida, dos cuidados tomados, da metodologia de cálculo ou processamento dos dados, etc.... Recomenda-se a utilização de desenhos ou esquemas para simplificar a descrição.
Resultados e discussão:   É parte mais importante do relatório, onde são apresentadas as medidas realizadas (com as respectivas margens de erro), cálculos e gráficos. Todas as variáveis e constantes utilizadas devem estar definidas e todas as grandezas físicas devem ser expressas com suas unidades (inclusive nas tabelas e nos gráficos). Indique claramente se o resultado representa uma única medida ou se é a média de várias medidas. A validade de cada resultado deve ser discutida do ponto de vista teórico e/ou experimental, comparado com valores de referência. Toda afirmação deve ser devidamente justificada.
Conclusão:   Breve recapitulação dos resultados mais importantes obtidos e sua avaliação. Na conclusão devem ser respondidas as propostas feitas na seção de Objetivos. As conclusões são de tipo técnico/científico: evite afirmações vagas ou injustificadas.
Bibliografia:   Indicar se for consultada outra fonte além da apostila. Em geral, recomenda-se ao aluno que consulte o livro de referência do curso teórico correspondente, e as referências indicadas na apostila. A forma de organizar o relatório não é rígida. Pode-se dividi-lo em tantas partes quantas forem necessárias. Se o mesmo incluir várias experiências diferentes, é preferível apresentar os resultados e discussão de cada uma em subseções, para facilitar a leitura.